terça-feira, 23 de outubro de 2018

O que é Baixo Poo, Few Poo, Less Poo, Light Poo, Soft Poo?

O que é Baixo Poo, Few Poo, Less Poo, Light Poo, Soft Poo - é liberado para Low Poo

Baixo Poo, Soft Poo, Light Poo, Few Poo, Less Poo, Light Poo - o que é isso?


No Cabeleira em Pé, produzimos semanalmente conteúdos sobre diversos assuntos.

Entretanto, o blog nasceu para falar de duas técnicas de cuidados capilares chamadas Low Poo e No Poo.

Ambas as técnicas restringem o uso de alguns ingredientes nas rotinas de cuidados com os cabelos.

Ambas - por exemplo - abrem mão dos surfactantes (detergentes) sulfatados - os "sulfatos" - por entenderem que a limpeza oferecida por estes ingredientes é desnecessariamente agressiva para os cabelos.



Por buscarem métodos mais suaves de limpeza, os praticantes de No Poo e Low Poo evitam algumas outras substâncias por acreditarem que elas possam oferecer resistência à higienização proporcionada pelas alternativas suaves de limpeza usadas em cada técnica.

Tanto no Low Poo quanto na técnica No Poo, evita-se o uso de oclusivos derivados de petróleo, como o Petrolatum, o Mineral Oil, o Paraffinum Liquidum, entre outros.

Como na técnica No Poo não são usados quaisquer shampoos (e a limpeza é na maioria das vezes feita com co wash), são evitados também os silicones insolúveis em água.


Nos últimos anos, com a popularização das técnicas No Poo e Low Poo no Brasil, vemos novos termos surgindo nas embalagens de produtos.

"O que é Baixo Poo?", nos perguntam nos comentários de postagens do blog, "O que é Few Poo?" indaga uma seguidora no Intagram, "O que é Less Poo?"... "O que é Light Poo?"... "O que é Soft Poo?"... e tantos outros novos poos que surgem.

Hoje vamos falar um pouco destas expressões

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 

O que é: Light Poo, Baixo Poo, Few Poo, Less Poo... São liberados ou não?




Infelizmente, só pelo termo empregado no rótulo do produto não é possível identificar se o produto é - de fato - liberado para as técnicas No Poo e Low Poo.

Se você ainda não consegue identificar os ingredientes liberados e proibidos os posts de Lançamentos Liberados aqui no blog podem te ajudar bastante, assim como a caixa de busca do blog.

Existem produtos que usam os termos apenas com finalidade de marketing - tem nome parecido com as técnicas, mas não são liberados - em busca de uma aproximação com um movimento percebido por muitas pessoas como tendência.

Entretanto, existem marcas interessadas - de verdade - em fazer parte de um movimento de reinvenção dos cosméticos capilares, dispostas a buscar formas mais suaves de limpeza e que desenvolvem produtos liberados para No Poo e Low Poo, mas tem receio de usar estes termos, optando por neologismos similares como Less Poo, Baixo Poo, Light Poo e Few Poo... mas por quê?


Marcas Registradas: Por que muitas empresas optam por termos como Baixo Poo, Few Poo, Less Poo, Light Poo, Soft Poo, etc...




Os termos No Poo e Low Poo foram cunhados - para nomear dois higienizadores da então jovem marca Deva Curl - pela cabeleireira cacheada Lorraine Massey e seu sócio Denis da Silva.

A primeira é justamente a autora do livro Manual da Garota Cacheada, ponto de partida para o que hoje chamamos no Brasil de técnicas No Poo e Low Poo.

No Poo - por exemplo - se tornou no Brasil (ao mesmo tempo) o nome de um produto específico da marca Deva Curl e o nome da técnica brasileira que substitui o shampoo por outras alternativas de limpeza.

Podemos pensar nos dois sentidos da expressão quando afirmamos que: o higienizador da Deva chamado No Poo é liberado para a técnica No Poo, pois não tem petrolatos, nem silicones.

Você soube da treta da Deva? Clique aqui e descubra 4 lições que podemos aprender com a situação.

É aí que nasce o problema. Em função de No Poo e Low Poo serem marcas registradas, o uso dos termos em rótulos de produtos de outras marcas pode abrir precedentes para medidas judiciais.

Algumas empresas - para não ferir os direitos de marca da Deva Curl - preferem usar termos que façam alusão às técnicas cujos nomes são homônimos aos produtos da Deva, batizando seus produtos com nomes como Light Poo, Few Poo, Soft Poo, Baixo Poo e Less Poo.

Por esse motivo, não podemos colocar todas essas empresas no mesmo saco.

Existem marcas com produtos liberados, que usam (de forma inteligente) estes novos termos para não ferirem o direito de marca da Deva Curl, mas também existem marcas desinformadas ou mal-intencionadas que usam estes neologismos em produtos proibidos apenas como estratégia de marketing.

Por isso, lembre-se: a parte frontal dos rótulos aceita praticamente qualquer afirmação. Para descobrir se um produto é realmente liberado para Low Poo ou No Poo, suas melhores amigas continuam sendo as letrinhas miúdas da composição.

Se você ainda não tem intimidade com elas, estamos sempre de olho nas novidades liberadas. Acompanhe o Cabeleira em Pé e não perca nenhuma edição de Lançamentos Liberados aqui no blog.