sábado, 16 de dezembro de 2017

Resenha Juba Mousse Criador de Cachos - Widi Care

Resenha Mousse Juba - Widi Care (No Poo, Low Poo)

Mousse Juba da Widi Care: Testamos e vamos contar tudo para você!

Mousse Criador de Cachos da linha Juba - Widi Care - Recebido da Loja Dermabox.
Quem nos acompanha semana a semana (tem post novo aqui todas as terças e sábados), sabe que recebemos uma linha da Widi Care, e desde então estamos testando e liberando as resenhas.

Trata-se da linha Juba composta por um higienizador (cowash), um creme para pentear para cabelos do tipo 3 (encaracolados), um creme para pentear para cachos do tipo 4 (crespos) e uma mousse para ajudar ainda mais na definição das molas.

Quem enviou os produtos para a gente foi a Dermabox Cosméticos, e é lógico que clicando no link você encontra toda a linha Juba e uma seleção de produtos liberados para No Poo e Low Poo.

Depois de termos resenhado o cowash e o creme para pentear tipo 3, vamos terminar esse ciclo de resenhas com a Mousse da linha Juba.

Falaremos de :
  1. pH
  2. No Poo e Low Poo
  3. Embalagem
  4. Ingredientes da composição
  5. Como aplicar
  6. Aparência (já que esta não é uma mousse comum)
  7. Resultado
  8. Onde encontrar 
Vem com a gente descobrir uma série de coisas bacanas sobre este Criador de Cachos da Widi Care!


pH: 3,5 - 4,5


A gente sabe que pH não é o único fator a ser observado em um produto capilar, correto?

Mas não se pode negar a influência que esta característica tem sobre a aparência dos cabelos.¹,²

De acordo com um estudo de 2014,⁴ o pH do fio (do comprimento do cabelo) gira por volta de 3,67.

pH entre 3,5 e 4,5 da Mousse Juba é interessante para um finalizador pois o pH levemente ácido faz com que a superfície da cutícula fique mais regular e reflita melhor a luz.

O resultado disso? Cabelo mais brilhante - quem não quer?

Descubra A verdade assustadora sobre o pH de shampoos no Brasil.

Produto liberado para No Poo, Low Poo em outubro/2017


A Mousse da linha Juba, fabricada pela Widi Care pode ser usada por quem faz Low Poo e No Poo.

Para quem não conhece, no Low Poo o shampoo tradicional é substituído por alternativas sem surfactantes agressivos ("detergentes" fortes usados nos shampoos como os "sulfatos"). Evita-se também o uso de oclusivos derivados de petróleo cuja deposição não é facilmente higienizada com shampoos liberados.

Na rotina No Poo o uso periódico de shampoo é deixado de lado e a higienização é feita de outras formas, uma delas é o cowash. Nesta técnica são evitados - além dos "petrolatos" - os silicones insolúveis em água, pois pode ser difícil livrar-se deles sem a ajuda de shampoo.

Entenda o que é cowash com anfótero e se ele limpa silicones insolúveis dos cabelos.

Embalagem


Embalagem Widi Care Juba Mousse Formador de Cachos (Resenha)
A primeira vista, a embalagem do Criador de Cachos em mousse da linha Juba pode parecer uma embalagem normal de produtos sob pressão.

Mas uma segunda inspeção trará uma surpresa: o conteúdo não é pressurizado.

Essa Mousse da Widi Care é envasada em uma embalagem cilíndrica de plástico - bem diferente do que costumamos ver: latas e conteúdo sob pressão.

A espuma se forma em um pump especial, chamado de válvula espumadora, que transforma o conteúdo líquido em uma espuma cremosa.

O conteúdo é de 200ml.


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



Composição Juba Mousse Criador de Cachos - Widi Care


Assim como o Creme para Pentear, a Mousse da Linha Juba tem extratos de avelã e cacau, além disso tem reforço de óleos vegetais como o óleo de coco, a manteiga de murumuru e o óleo de linhaça dourada.

Outro ingrediente usado no mousse (e que aparece também nos cremes para pentear) é o Hemisqualane - comercializado sob o selo da Neossance da Amirys (cujo INCI é C13-15 Alkane) um ingrediente emoliente⁶ criado a partir da fermentação da cana de açúcar, não-comedogênico⁶ e 100% saturado⁵,⁶. Diz-se até que ele é capaz de penetrar na haste capilar.⁵

Hemisqualane (C13-15 Alkane) é liberado ou proibido para No Poo e Low Poo?

Desde que a composição da linha Juba apareceu em um post de lançamentos liberados aqui no blog recebemos alguns questionamentos em relação ao ingrediente descrito na composição como C13-15 Alkane.

O nome assusta pois o termo "Alkane" está ligado aos hidrocarbonetos e estes, por sua vez fazem a gente pensar em "petrolatos".

Em contato com a Widi Care, descobrimos que o nome comercial do ingrediente é Neossance Hemisqualane, fabricado pela Amyris.

A partir disso começamos uma pesquisa INDEPENDENTE a respeito do insumo e descobrimos se tratar de um emoliente não-comedogênico, 100% saturado, com grande apelo no mercado hoje em função da sua "pegada" eco-friendly.

Este alcano (C15H32) é obtido através da fermentação da cana de açúcar e sua síntese foi desenvolvida a partir do Squalano (versão hidrogenada do Squaleno - presente naturalmente no sebo produzido pela nossa pele e no azeite de oliva). O Squalano também está presente nesta camada lipídica mas em quantidade menor.

Vamos explicar - baseado em material que colhemos sobre o ingrediente, cujas referências estão no final do post do cowash - porque acreditamos que o C13-15 Alkane é liberado para No Poo e Low Poo.

O Hemisqualane é composto principalmente (95%) do hidrocarboneto C15H32 - e os outros 5% de C13 e C14 - portanto, tem cadeias de carbono curtas (e por isso não causaria acúmulo nos fios e seria possível higienizá-los apenas com cowash).

Não encontramos qualquer material que falasse a respeito de qualquer propriedade oclusiva ou formadora de filme, o maior problema no caso de parte dos hidrocarbonetos no Petrolatum e no Óleo Mineral.

Há - inclusive - material que afirma que o Hemisqualano penetra na haste capilar, e formadores de filme costumam ser - justamente - moléculas que se depositam do lado de fora dos fios.

Entramos em contato com a Dermabox para saber qual era o posicionamento deles em relação ao C13-15 Alkane (Neossance Hemisqualane) e eles já haviam questionado a Widi Care antes de começar a comercializar os produtos na loja virtual.

O laboratório da Widi Care informou que este insumo é novo no mercado e que o mesmo não se deposita sobre os fios - ou seja, não é um formador de filme oclusivo. A empresa destacou também a biodegradabilidade e todos as certificações que o Hemisqualane tem - como a Ecocert e USDA.

Outra questão importante é que C13-15 Alkane não é o único INCI (nomenclatura técnica internacional) do Hemisqualane. Materiais mais recentes do fabricante indicam o uso do INCI "Hydrogenated Farnesene" - INCI encontrado em vários produtos liberados para No Poo e usados há anos sem relato de acúmulo de resíduos no cabelo.

Essa confusão poderia ser evitada pela simples atualização do INCI do Hemisqualane de C13-15 Alkane para Hydrogenated Farenesene - como consta no catálogo 2017/2018 da Dinaco - distribuidora dos produtos Neossance da Amyris no Brasil.

A similaridade entre o Faneseno Hidrogenado (C15H32) e o C13-15 Alkane é corroborada em material da Comissão Européia e a mesma informação é encontrada em patente de 2016.

Levando em consideração que :

a) a cadeia curta do C13-15 Alkane (Neossance Hemisqualane);

b) a ausência de material que sugira oclusão ou formação de filme semelhante ao Petrolatum/ Óleo Mineral;

c) o material que afirma que este hidrocarboneto é absorvido pela haste capilar;

d) a retificação em prol do uso do INCI Hydrogenated Farnesene (ao invés de C13-15 Alkane), INCI usado em produtos liberados para No Poo de outras marcas e

e) a informação do laboratório de que o ingrediente não é depositado sobre as hastes

Não vemos oposição ao uso do Neossance Hemisqualane nas rotinas No Poo e Low Poo.

Se você tem produtos que contém C13-15 Alkane, nosso conselho é verificar com a marca do produto qual o nome comercial do ingrediente, já que podem existir outros insumos (bastante diferentes) com o mesmo INCI.

Em relação a outros ingredientes contemplados pelo INCI C13-15 Alkane - não temos pesquisa suficiente para afirmar se podem ser usados nas rotinas No Poo e Low Poo.

Cada caso deve ser avaliado individualmente. A literatura usada para basear essa seção da nossa resenha foi exclusivamente do Hemisqualane da Neossance.

Se você tiver outros materiais sobre o Hemisqualane, divida com a gente! Assim podemos construir um juízo ainda mais embasado sobre este insumo.

Esta explicação foi retirada da Resenha do Cowash da linha Juba. Lá é possível ver também a lista de fontes usadas nesta pesquisa.

Por se tratar de um finalizador com fixação, não poderiam faltar ingredientes que ajudassem nesta definição e sustentação dos cachos.

Estes ingredientes são chamados formadores de filme e são representados nesta fórmula pelo Polyquaternium-55, Polyurethane-34 e o PVP. O primeiro ainda oferece proteção térmica.

Leia mais sobre os Formadores de filme neste post de Termos Técnicos.

A composição deste produto da Widi Care é bem enxuta. Abaixo você tem acesso a lista completa de ingredientes e suas funções.

Se a descrição do ingrediente tiver link você pode ler mais sobre aquela classe de substâncias aqui no blog, é só clicar.

Você vai notar alguns trechos da composição riscados (desse jeito aqui). Não se assuste, são apenas as fragrâncias, corantes, conservantes e outros ingredientes que não tem ação direta sobre a aparência dos cabelos.

Parabenos fazem mal? Descubra neste link.

Ingredientes Juba Mousse Criador de Cachos - Widi Care


Composição Completa (Ingredientes) do Formador de Cachos (Mousse) da linha Juba da Widi Care
Water: Agua.

Polyquaternium 55Formador de filme. Fixador. Reduz os efeitos negativos do calor sobre os fios.⁷

Polyurethane-34Formador de filme. Ingrediente com memória elástica. Ajuda a Modelar os fios e manter sua forma.

PVPFormador de filme. Fixador.

Disodium EDTA: Agente Quelante.

Astrocaryum Murumuru Seed Butter: Manteiga de Murumuru.

Linum Usitatissimum Seed Oil: Óleo de Linhaça Dourada.

Cocos Nucifera Oil:  Óleo de Coco.

Theobroma Cacao Seed Extract: Extrato de Cacau.

Corylus Avellana Seed Extract: Extrato de Avelã.

C13-15 AlkaneLeia mais sobre o Neossance Hemisqualane da Amyris nesta resenha. Emoliente.

Phenoxyethanol: Conservante. Fragrância.
Fragrance (Parfum): Fragrância.
Hydroxyisohexyl 3-Cyclohexene Carboxaldehyde: Fragrância
Linalool: Fragrância.
Limonene: Fragrância
Citronellol: Fragrância

Descubra porque as ferramentas de modelagem como a chapinha, o secador e o baby-liss fazem mal para os cabelos.

Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


Aparência e textura da Mousse Juba (Widi Care)
Antes de ser uma mousse, o Criador de Cachos Juba é um líquido completamente transparente.

Ao passar pela válvula espumadora o resultado é uma espuma bem cremosa e levemente areada.

Se for espalhada nas mãos volta facilmente ao estado líquido-viscoso.

A Widi Care escolheu para os finalizadores da linha Juba um perfume frutado com notas doces, frescas e cítricas.

Nosso perfil no Instagram está cheio de dicas imperdíveis. Segue a gente! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui!

Modo de uso Juba Mousse Criador de Cachos


Como a Mousse Juba é menos aerada que as mousses pressurizadas, a Widi Care aconselha usar em pequena quantidade - vá testando para achar a quantidade ideal para seus cabelos (usamos 2 pumps).

A aplicação deve ser feita nos cabelos úmidos, da raiz às pontas.

Usamos a mousse após a aplicação do Creme para Pentear Encaracolando a Juba e amassamos apenas para garantir fitas com curvas mais definidas.

Como o produto tem proteção térmica, você pode secar (se usar o difusor vai ajudar a definição), Nada impede você de deixar secar naturalmente (como foi o nosso caso).


#SolteSuaJuba: Resultado Widi Care Juba Mousse Criador de Cachos

Resultado Mousse Juba Widi Care
A título de comparação, colocamos os resultados do creme para pentear e da Mousse (antes e depois de quebrar a película) lado-a-lado para comparação.

É possível notar que com o auxílio da mousse o cabelo teve as curvas mais acentuadas, mas nada absurdo (em relação ao creme para pentear da linha usado sozinho).

No sensorial a diferença é mais nítida do que visualmente: você sente que os cabelos estão mais modelados quando usa a mousse, o cabelo fica durinho, modelado e comportado - versus finalização apenas com o creme para pentear.

Depois de quebrar o cabelo não fica opaco e nem observamos qualquer casquinha da película formada pelos ingredientes da mousse.


Onde encontrar


Preço e onde encontrar a Mousse Juba da Widi Care
Cabelê... Gostei desse produto, onde é que eu posso encontrar?

Clique aqui para visitar a Dermabox Cosméticos, que tem uma página exclusiva dedicada aos produtos da linha Juba lá no site, assim você encontra todos eles sem dificuldade, bacana né?

E não é só a linha Juba que você encontra na Derma. Tem uma porção de outros produtos liberados da Widi Care por lá, aproveita pra conhecer todos eles!

__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Sobeland, Harry & Marmorston, Jessie (1956). The Possible Role of Squalene as a Protective Agent in Sebum. American Association for Cance
⁴ Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, Andréia Munck de Almeida, Patricia Makino Rezende Cecato, Andre Ricardo Adriano, and Janine Pichler. (2014). The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? Int J Trichology. 2014 Jul-Sep; 6(3): 95–99
⁵ Safic-Alcan (2016). New Generation Sugarcane/sugar Beet Based Squalane And Hemisqualane & Their Cosmetic Applications. Int. Cleaning & Personal Care Symposium & Exibition.
⁶ Aprinnova (2017). Technical Data Sheet: Neossance™ Hemisqualane. 
⁷ Ashland (2015). Styleze™ W-20 Polymer. (Brochura).