terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Resenha Creme para Pentear Encaracolando a Juba - Widi Care

Resenha Completa Creme para Pentear Widi Care Encaracolando a Juba (Liberado para No Poo e Low Poo)

Encaracolando a Juba - Tudo sobre o Novo Creme para Pentear da Widi Care

Creme para Pentear Modelador de Cachos Encaracolando a Juba Widi Care - Recebido da Loja Dermabox.
Você conhece a  Widi Care? Se você acompanha o Cabeleira em Pé, já sabe um pouquinho da história da marca.

Recentemente a Widi Care lançou uma coleção de quatro produtos dedicados ao cuidado dos cabelos cacheados e crespos: a linha Juba - composta de cowash, um creme de pentear para cabelos cacheados, um creme de pentear para cabelos crespos e uma mousse.

A Dermabox Cosméticos, nossa amiga de todas as horas, mandou a linha para a gente testar e contar tudinho pra vocês. Você sabia que a 'Derma' recebeu estes produtos antes de qualquer outra loja de cosméticos? Bacana, né?

A escolha para a resenha de hoje é um dos finalizadores: o Creme para pentear Modelador de Cachos Encaracolando a Juba.

Discutiremos: o pH, se é liberados para No Poo e Low Poo, aspectos da embalagem, ingredientes da composição, como usaraparência (textura, cor e cheiro), onde encontrar e o resultado (é lógico).

Vamos Encaracolar essa Juba?


pH: 3,5 - 4,5


Testei o Creme para Pentear Encaracolando a Juba (3a, 3b, 3c) - Liberado para No Poo e Low Poo
O pH da haste do cabelo (do fio de cabelo em si) é de 3,67.⁴

A faixa de pH do Creme para Pentear Encaracolando a Juba tenta preservar a integridade dos fios mantendo-os em uma faixa de pH com pouca alteração em relação ao seu estado natural.

Produtos capilares tem papel importante na aparência dos fios,¹,² pois faixas de pH levemente ácidas ajudam a intensificar o brilho dos cabelos.

Quando os cabelos estão muito molhados, o pH ácido também ajuda a evitar danos por penetração excessiva de água na fibra capilar.

Nosso primeiro material aqui no Cabeleira em Pé foi sobre pH de produtos para os cabelos, entenda a relação entre eles.

Produto liberado para No Poo, Low Poo em novembro/2017


As técnicas No Poo e Low Poo tornam-se cada vez mais populares.

Estas técnicas visam evitar os danos capilares decorrentes do uso de determinados ingredientes presentes na maioria dos shampoos. Busca-se uma alternativa mais suave de limpeza dos fios. E assim consolidam-se as restrições de cada uma das técnicas.

O que é proibido no Low Poo?


Na técnica Low Poo os shampoos tradicionais são substituídos por shampoos com surfactantes (substâncias responsáveis pela limpeza) menos agressivos que os sulfatos.

Como esses shampoos são mais suaves, quem faz Low Poo precisa abrir mão também de alguns oclusivos (substâncias que formam filmes) derivados de petróleo (apelidados de 'petrolatos').

Como o Creme Para Pentear Encaracolando a Juba é livre de quaisquer derivados de petróleo e surfactantes agressivos ele é liberado para Low Poo.


O que é proibido para No Poo?


O No Poo é uma técnica um pouco mais restritiva que o Low Poo.

Nela não são usados quaisquer shampoos e a higienização cotidiana é feita de outras formas, o cowash é a mais comum entre elas.

Aqui a limpeza é ainda mais suave, portanto é vetado (além do uso dos 'petrolatos') o uso de silicones não-enxaguáveis, aqueles que só saem dos fios se lavados com shampoo.

Pensando nisso, a Widi Care deixou o Creme para Pentear Encaracolando a Juba completamente livre de silicones, sendo liberado para No Poo. 

Cowash: Como fazer, Como começar, Como lavar corretamente, Como Potencializar e muito +. Descubra no link.

Embalagem


Quem acompanha perfis de cuidados com os cabelos em redes sociais já se deparou com alguma versão da imagem que condena o uso dos dedos para retirar o conteúdo de frascos de cosméticos.

Uma das formas mais inteligentes de evitar que o produto seja contaminado por qualquer substância ou micro-organismo presente na nossa pele ou unhas é a embalagem do tipo pump.



Embalagem Creme para Pentear Modelador de Cachos Encaracolando a Juba Widi Care
A grande quantidade de creme dispensada pelo pump pode ser motivo de comemoração por algumas pessoas e de reclamação para outras, mas para quem usa pouco creme para pentear não é difícil dosar a quantidade ideal, é só não apertar a válvula até a base.

Esse pump é bacana porque pode ser levado em viagens com pouco probabilidade de meleca, já que a válvula pode ser rosqueada para evitar vazamentos. Mas cuidado: na hora de fechar o pump é preciso apertá-lo até o fim, prepare um potinho para não desperdiçar nenhum gotinha!

A Widi Care embalou o Creme de pentear da linha Juba em uma embalagem de 500g igual a do cowash: cilíndrica, comprida e com corpo plástico bem flexível.


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



Composição Creme Para Pentear Ecaracolando a Juba - Widi Care


O ponto alto da formulação dos cremes de pentear da linha Juba, além dos extratos de avelã e cacau, com certeza é a quantidade óleos vegetais escolhidos para esta composição.

Óleos como os de coco, abacate, macadâmia, murumuru são ricos em ácidos graxos saturados e monoinsaturados, capazes de penetrar na haste dos cabelos.

A maior parte da porção de ácidos graxos do óleo de linhaça é poli-insaturado. Estas estruturas não penetram nos fios - mas isso não é ruim, viu? Este tipo de ácidos graxos ajudará na formação de um filme delicado e semioclusivo que ajudará a manter os fios hidratados por mais tempo.

O C13-15 Alkane usado pela Widi Care na linha Juba é o Neossance Hemisqualane, fabricado pela Amyris, um emoliente não-comedogênico⁶ e 100% saturado⁵,⁶ . Há materiais que sugerem que ele é capaz de penetrar na haste capilar.⁵

Transcreve-se abaixo o texto com os resultados da nossa pequisa sobre o Hemisqualane:

Hemisqualane (C13-15 Alkane) é liberado ou proibido para No Poo e Low Poo?

Desde que a composição da linha Juba apareceu em um post de lançamentos liberados aqui no blog recebemos alguns questionamentos em relação ao ingrediente descrito na composição como C13-15 Alkane.

O nome assusta pois o termo "Alkane" está ligado aos hidrocarbonetos e estes, por sua vez fazem a gente pensar em "petrolatos".

Em contato com a Widi Care, descobrimos que o nome comercial do ingrediente é Neossance Hemisqualane, fabricado pela Amyris.

A partir disso começamos uma pesquisa INDEPENDENTE a respeito do insumo e descobrimos se tratar de um emoliente não-comedogênico, 100% saturado, com grande apelo no mercado hoje em função da sua "pegada" eco-friendly.

Este alcano (C15H32) é obtido através da fermentação da cana de açúcar e sua síntese foi desenvolvida a partir do Squalano (versão hidrogenada do Squaleno - presente naturalmente no sebo produzido pela nossa pele e no azeite de oliva). O Squalano também está presente nesta camada lipídica mas em quantidade menor.

Vamos explicar - baseado em material que colhemos sobre o ingrediente, cujas referências estão no final do post do cowash - porque acreditamos que o C13-15 Alkane é liberado para No Poo e Low Poo.

O Hemisqualane é composto principalmente (95%) do hidrocarboneto C15H32 - e os outros 5% de C13 e C14 - portanto, tem cadeias de carbono curtas (e por isso não causaria acúmulo nos fios e seria possível higienizá-los apenas com cowash).

Não encontramos qualquer material que falasse a respeito de qualquer propriedade oclusiva ou formadora de filme, o maior problema no caso de parte dos hidrocarbonetos no Petrolatum e no Óleo Mineral.

Há - inclusive - material que afirma que o Hemisqualano penetra na haste capilar, e formadores de filme costumam ser - justamente - moléculas que se depositam do lado de fora dos fios.

Entramos em contato com a Dermabox para saber qual era o posicionamento deles em relação ao C13-15 Alkane (Neossance Hemisqualane) e eles já haviam questionado a Widi Care antes de começar a comercializar os produtos na loja virtual.

O laboratório da Widi Care informou que este insumo é novo no mercado e que o mesmo não se deposita sobre os fios - ou seja, não é um formador de filme oclusivo. A empresa destacou também a biodegradabilidade e todos as certificações que o Hemisqualane tem - como a Ecocert e USDA.

Outra questão importante é que C13-15 Alkane não é o único INCI (nomenclatura técnica internacional) do Hemisqualane. Materiais mais recentes do fabricante indicam o uso do INCI "Hydrogenated Farnesene" - INCI encontrado em vários produtos liberados para No Poo e usados há anos sem relato de acúmulo de resíduos no cabelo.

Essa confusão poderia ser evitada pela simples atualização do INCI do Hemisqualane de C13-15 Alkane para Hydrogenated Farenesene - como consta no catálogo 2017/2018 da Dinaco - distribuidora dos produtos Neossance da Amyris no Brasil.

A similaridade entre o Faneseno Hidrogenado (C15H32) e o C13-15 Alkane é corroborada em material da Comissão Européia e a mesma informação é encontrada em patente de 2016.

Levando em consideração que :

a) a cadeia curta do C13-15 Alkane (Neossance Hemisqualane);

b) a ausência de material que sugira oclusão ou formação de filme semelhante ao Petrolatum/ Óleo Mineral;

c) o material que afirma que este hidrocarboneto é absorvido pela haste capilar;

d) a retificação em prol do uso do INCI Hydrogenated Farnesene (ao invés de C13-15 Alkane), INCI usado em produtos liberados para No Poo de outras marcas e

e) a informação do laboratório de que o ingrediente não é depositado sobre as hastes

Não vemos oposição ao uso do Neossance Hemisqualane nas rotinas No Poo e Low Poo.

Se você tem produtos que contém C13-15 Alkane, nosso conselho é verificar com a marca do produto qual o nome comercial do ingrediente, já que podem existir outros insumos (bastante diferentes) com o mesmo INCI.

Em relação a outros ingredientes contemplados pelo INCI C13-15 Alkane - não temos pesquisa suficiente para afirmar se podem ser usados nas rotinas No Poo e Low Poo.

Cada caso deve ser avaliado individualmente. A literatura usada para basear essa seção da nossa resenha foi exclusivamente do Hemisqualane da Neossance.

Se você tiver outros materiais sobre o Hemisqualane, divida com a gente! Assim podemos construir um juízo ainda mais embasado sobre este insumo.

Esta explicação foi retirada da Resenha do Cowash da linha Juba. Lá é possível ver também a lista de fontes usadas nesta pesquisa.

Não faltam ingredientes para deixar os cabelos macios ao toque, representados por emolientes (Cetearyl Alcohol e Ceteareth-20) e condicionantes (Cetrimonium Chloride, Behentrimonium Methosulfate e Polyquaternium-7).


Gostou desse vistaço sobre os ingredientes? Abaixo tem a composição completa pra você se divertir mais ainda.

Você pode saber mais sobre algumas classes de ingredientes clicando onde houver disponibilidade de links, legal né?

Note que alguns trechos da composição estão riscados assim, a gente faz isso só para diferenciar os ingredientes que agem sobre os cabelos e aqueles importantes apenas para a estabilidade, fragrância e conservação.

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 

Ingredientes Creme Para Pentear Ecaracolando a Juba - Widi Care


Composição (Ingredientes) do creme para pentear Encaracolando a Juba Widi Care 1
Water: Agua.

Cetearyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente.

Glycerin: Umectante. Ingrediente age atraindo umidade para o interior da fibra capilar.


Polyquaternium 7: Antiestático.  Formador de filme. Pode ser usado em fixadores de cabelo.

Ceteareth-20: Emoliente. Emulsificante. Surfactante (limpeza e agente solubilizante).

Cetrimonium Chloride: O que é Cetrimonium Chloride? Clique aqui e descubraAgente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).

Cetearyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente.

Behentrimonium MethosulfateSaiba mais sobre o Behentrimonium Methosulfate clicando aqui.  Agente CondicionanteSurfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).

Hydroxyethylcellulose: Formador de filme. Aglutinante.

BHT: Conservante. Fragrância.

Disodium EDTA: Agente Quelante.

Cocos Nucifera Oil:  Óleo de Coco.

Corylus Avellana Seed Extract: Extrato de Avelã.

Theobroma Cacao Seed Extract: Extrato de Cacau.

Astrocaryum Murumuru Seed Butter: Manteiga de Murumuru.

Linum Usitatissimum Seed Oil: Óleo de Linhaça Dourada.

Macadâmia Ternifolia Seed Oil: Óleo de semente de Macadâmia.

Persea Gratissima (Avocado) Oil: Óleo de Abacate. 

C13-15 Alkane: Leia mais sobre o Neossance Hemisqualane da Amyris nesta resenha

Phenoxyethanol: Conservante. Fragrância.
Fragrance (Parfum): Fragrância.
Hydroxyisohexyl 3-Cyclohexene Carboxaldehyde: Fragrância
Linalool: Fragrância.
Limonene: Fragrância
Citronellol: Fragrância



Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


O Creme para pentear Encaracolando a Juba é um produto de cor branca.

A textura é densa e ao espalhar nas mãos deixa aquela camada esbranquiçada na pele, bem característica de produtos ricos em óleos e manteigas vegetais.

Na hora de aplicar nos fios ele rende bastante pois é fácil de espalhar.

A Widi Care escolheu para os finalizadores da linha Juba um perfume frutado com notas doces, frescas e cítricas.


Modo de uso Creme Para Pentear Encaracolando a Juba


Aqui, o conselho da Widi Care é fitar os cabelos em seções, começando pela nuca em direção à testa.

Por algum motivo (talvez pela textura, talvez por conta de algum ingrediente), o produto favorece a formação de fitas - mechas que ficam coladinhas para definir cada cacho.

Não esqueça de amassar os cabelos de baixo para cima (das pontas em direção à raiz) para ncentivar a formação dos cachos.

Pode secar ao natural ou com ajuda do difusor - os finalizadores da linha Juba tem proteção térmica.

Descubra porque as ferramentas de modelagem como a chapinha, o secador e o baby-liss fazem mal para os cabelos.

#SolteSuaJuba: Resultado Creme para pentear Encaracolando a Juba


Resultado Creme para pentear Encaracolando a Juba - Widi Care (No Poo)
O produto realmente define as curvas do cabelo.

Quando usado sozinho o Creme para Pentear Encaracolando a Juba deixa os cachos definidos sem endurecê-los.

Os fios ficam sedosos, macios, com forma maleável e bastante brilho, um aspecto bem natural.

Quem quer definição extra pode usá-lo em conjunto com a mousse que integra a linha.


Onde encontrar


Onde encontrar o Creme Modelador de Cachos Encaracolando a Juba da Widi Care
Você já sabe onde encontrar os produtos da linha Juba? Não? A gente conta pra você!

Todos os produtos da linha Juba (e de outras linhas liberadas da Widi Care) podem ser compradas através da página dedicada à linha Juba no site da Dermabox Cosméticos.


__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Sobeland, Harry & Marmorston, Jessie (1956). The Possible Role of Squalene as a Protective Agent in Sebum. American Association for Cance
⁴ Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, Andréia Munck de Almeida, Patricia Makino Rezende Cecato, Andre Ricardo Adriano, and Janine Pichler. (2014). The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? Int J Trichology. 2014 Jul-Sep; 6(3): 95–99
⁵ Safic-Alcan (2016). New Generation Sugarcane/sugar Beet Based Squalane And Hemisqualane & Their Cosmetic Applications. Int. Cleaning & Personal Care Symposium & Exibition.
⁶ Aprinnova (2017). Technical Data Sheet: Neossance™ Hemisqualane.