sábado, 27 de janeiro de 2018

Low Poo e No Poo: Posso usar condicionador com sulfato?

Posso usar Condicionador com sulfato se faço Low Poo - Behentrimounium Methosulfate é ou não é sufato

Sulfatos: Proibidos para Low Poo / No Poo - No Condicionador também?



Ao invés dos sulfatos, quem faz Low Poo e No Poo busca ingredientes menos agressivos na hora de lavar os cabelos.

Quem faz Low Poo usa shampoos sem sulfato. Estes higienizadores fazem pouca espuma, mas lavam os cabelos de forma muito mais suave do que os shampoos tradicionais (com sulfatos).

Já na técnica No Poo, os shampoos são substituídos por alternativas de limpeza ainda mais suaves, como os condicionadores de limpeza liberados (cowash).

Além dos sulfatos, há uma série de ingredientes que são evitados por quem faz No Poo e Low Poo. Isso se dá pois os detergentes usados nestas técnicas são menos agressivos e não costumam ter o mesmo poder de detergência dos sulfatos.

Por este motivo evita-se o uso de oclusivos derivados de petróleo (os "petrolatos) - em ambas as técnicas - e de silicones insolúveis em água - no No Poo.


Apesar de parecer o contrário, o grupo de substâncias que mais se evita nas técnicas No Poo e Low Poo não são os petrolatos e sim os sulfatos - pois é do dano deste tipo de "detergentes" que pretendemos fugir.

proibição dos 'petrolatos' é apenas uma consequência da substituição dos sulfatos por substâncias de limpeza mais delicadas.


Agora que já explicamos direitinho que os vilões da técnicas No Poo  e Low Poo são os sulfatos, podemos responder a um questionamento recorrente.

A 'proibição' dos sulfatos aplica-se apenas ao shampoo ou aos condicionadores também?

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 

Sulfato no Condicionador, por quê?


O termo 'sulfatos' - dentro da comunidade No Poo e Low Poo - é usado para se referir aos surfactantes agressivos proibidos para estas técnicas.

O apelido de 'sulfato' vem especialmente de dois destes detergentes comumente encontrados em shampoos 'proibidos': o Sodium Lauryl Sulfate e o Sodium Laureth Sulfate.

Na cosmetologia - assim como na vida - um ingrediente dificilmente tem apenas uma função, com os sulfatos não seria diferente.

Além de agirem como surfactantes (detergentes) em shampoos, os sulfatos podem ser usados também como emulsificantes em outras formulações (condicionadores, máscaras, leave ins...).¹

Isso depende bastante da concentração do sulfato na fórmula. No caso do Sodium Lauryl Sulfate o uso como emulsificante flutua entre 0,5 e 2,5%.¹ Já no caso de formulações que usem este sulfato como ingrediente de limpeza sua concentração deve ser de aproximadamente 10%.¹

Qual a diferença entre Shampoo sem Sulfato e Shampoo sem Sal?

Condicionador com sulfato: O que é uma substância emulsificante?

Sulfato (quando emuslficante) é liberado para No Poo e Low Poo (Como nos Condicionadores) -  Como Funcionam os Emulsificantes
Clique para ampliar:
Como funcionam os
Emulsificantes

A grande maioria dos condicionadores possui substâncias aquosas e ingredientes similares à gorduras (água e óleo de coco, por exemplo).

Mas sabemos que estes ingredientes não se misturam, formam - normalmente - um produto em duas fases. É aí que entram os emulsificantes.

São estas substâncias que garantem que ingredientes que normalmente não se misturam fiquem em uma fase só.

Os surfactantes aniônicos (como os sulfatos) não são os emulsificantes mais comuns,² mas em alguns casos eles podem ser usados pra este fim.


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



No Poo e Low Poo: Sulfatos são liberados ou Proibidos no Condicionador?


Se você leu a composição de um condicionador (ou creme de tratamento, ou finalizador) e descobriu que o único ingrediente suspeito é um sulfato, pode acalmar seu coração.

Quando usados na função de emulsificante - e não como detergente - os sulfatos são liberados tanto para No Poo quanto para Low Poo.

Por isso em fórmulas de produtos para condicionamento, tratamento e finalização estes ingredientes não são proibidos.

Na hora de lavar o cabelo, entretanto, a regrinha continua a mesma: sulfatos no shampoo são proibidos para No Poo e Low Poo.


__________

Referências


¹ Rowe, R. C.; Sheskey, P. J. & Quinn, M. E. (2009). Handbook of Pharmaceutical Excipients. Ed. 9. Washington, DC. American Pharmaceutical Association.
² Chappat, M. (1994). Some Aplications of Emulsions. Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects 91.