terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Leave in Tamanrindo e Arroz | Betobita | Resenha | Feito a mão

Resenha Leave in Tamarindo e Arroz Betobita - Feito a Mão

BetoBita Feito a Mão: Resenha do Leave in Tamarindo e Arroz

Resenha Leave in Tamarindo e Arroz BetoBita Feito a Mão Recebido da Kátia - Distribuidora da BetoBita Feito a Mão



Sabe o que o Mamãe Noel trouxe de presente para o Cabeleira em Pé? Uma caixinha recheada de produtos da BetoBita Feito a Mão!

Mas essa Mamãe Noel tem outro nome, é a Kátia - que é distribuidora BetoBita e nossa parceira desde muito tempo.

Já mostramos todos os produtos dessa caixinha, incluindo novidades para a pele - lá no Instagram Stories - para quem nos acompanha de pertinho - mas um dos finalizadores despertou a atenção de muita gente: o Leave in Tamarindo e Arroz.

Na enquete que fizemos, esse foi o produto mais votado para ganhar resenha e passamos as últimas semanas testando e pesquisando a tecnologia antifrizz usada nesse produto.

Como em todas as resenhas aqui do Cabeleira em Pé, vamos falar da faixa de pH, da embalagem, se o Leave in Tamarindo e Arroz BetoBita é liberado para as técnicas No Poo e Low Poo, listar os ingredientes da composição, falar da aparência, modo de usar, mostrar o resultado e te explicar como faz para comprar os produtos BetoBita.

Vamos conhecer mais a respeito desse finalizador? Então... cola aqui na nossa resenha.


pH: 4-5


Quase todos os produtos da BetoBita encontram-se em uma faixa de pH levemente ácida - especificamente entre os pHs 4 e 5.

O pH de produtos capilares pode influenciar a aparência dos fios.¹,²

Esta faixa de pH encontra-se em um intervalo em que a distribuição eletrostática do fio se mantém sem alterações (o que diminui a incidência de frizz) mantendo também a maior força a úmido dos cabelos, dificultando a quebra por tração durante o desembaraçamento.  ²

Além disso, pHs em faixas baixinhas "comprimem" as camadas de escamas que cobrem a parte externa dos fios umas contra as outras, deixando a superfície mais lisa e mais reflexiva, o que faz os cabelos ficarem mais brilhantes.¹



Produto vegano, liberado para Low Poo e No Poo em novembro/2020


Betobita Leave in Tamarindo e Arroz - Liberado para Low Poo e No Poo (vegano)

A BetoBita Feito a Mão nasceu como uma marca liberada, sempre preocupada em manter-se dentro das "regrinhas" de Low Poo e No Poo.

Não sabe o que são estas técnicas? Aqui vai um super-resumo para você:

  1. Low Poo: Uma técnica para cuidar dos cabelos que envolve a evitação de shampoos tradicionais (que contém detergentes sulfatados), substituindo-os por shampoos mais gentis com tensoativos mais suaves. Evita-se também o uso de oclusivos derivados de petróleo ("petrolatos").
  2. No Poo: Nesta técnica o cabelo deixa de ser lavado com shampoo e outras formas de limpeza são adotadas para manter a higiene do couro cabeludo. Evita-se o uso de shampoos em geral, e produtos com "petrolatos" e silicones insolúveis em água.

Todos os produtos da Betobita são liberados. Os shampoos são livres de surfactantes sulfatados (Low Poo) e todos os demais produtos são formulados sem o uso de oclusivos derivados de petróleo e silicones (No Poo).

O Leave in Tamarindo e Arroz, portanto, é liberado para Low Poo e também para No Poo.

A marca tem ainda selo de produto vegano pela Associação Brasileira de Veganismo.

Link Afiliado LCCMITOS:

Embalagem


Se você visitar resenhas mais antigas da BetoBita aqui no blog vai perceber que as embalagens mudaram bastante nos últimos meses.

A marca tem toda uma nova identidade visual e o Leave in Tamarindo e Arroz é embalado em uma garrafinha fabricada em plástico branco.

A tampa, da mesma cor do corpo da embalagem, é do tipo disk-top, aquelas que você aperta pra revelar o furinho por onde o produto sai na lateral.

A Betobita tem selo "EuReciclo" que se responsabiliza pela retirada de plástico da natureza (por logística reversa), contribuindo com o meio ambiente e gerando renda para cooperativas de catadores de recicláveis.

Por mais que a embalagem pareça menor que as antigas, ela tem a mesma quantidade de produto: 500 ml.


Composição Beto Bita Feito a Mão Leave in Tamarindo e Arroz


Ingredientes da Composição do Leave in Tamarindo e Arroz Betobita

Foi quando citamos, no Instagram Stories, o potencial antifrizz dessa fórmula, que a curiosidade sobre o Leave in Tamarindo e Arroz surgiu.

Agora, com tempo e espaço adequados, vamos conseguir te contar quais ingredientes desse produto podem ser responsáveis por esse efeito antifrizz.

Além do pH ajudar o controle de estática, agentes condicionantes, da família dos sais quaternários de amônia e das alquil aminas, ajudam a neutralizar as cargas elétricas negativas presentes naturalmente nos fios (em especial os danificados)

Mas o que foi que a BetoBita Feito a Mão usou para formular esse finalizador?

Com a neutralização desse efeito "elétrico" o cabelo fica mais sedoso, mais fácil de desembaraçar e... adivinha? Com menos frizz. ³,⁴ 

Especificamente, os agentes condicionantes usados pela BetoBita no Leave in Tamarindo e Arroz foram: o Behentrimounium Chloride e a Stearamidopropyl Dimethilamine.

Para deixar o cabelo com toque macio, a fórmula ainda conta com emolientes: o Cetearyl Alcohol e a manteiga de karité.


Para o coquetel antifrizz não podemos esquecer do Polyquaternium-10 - um polímero formador de filme que oferece um sensorial sedoso e escorregadio aos fios e pode ajudar a ativar as ondulações naturais que o cabelo possui.

O extrato de tamarindo é um formador de filme, rico em polissacarídeos que uniformizam a superfície do cabelo (estandardização topográfica), trazendo um efeito "disciplinante", que reduz o frizz e alinha as mechas de cabelo.⁵

Esse ingrediente proporciona, ainda, toque suave, alto coeficiente de penetração e aumento de coesão das partes que formam o cabelo.⁵ Oferece, assim como o Sorbitol, ação hidratante.

A fórmula também conta com aminoácidos e proteína de arroz hidrolisada, ingredientes que ajudam a aumentar a maciez e o brilho e melhora da elasticidade e resistência dos fios.⁷



Quer saber mais sobre a composição do Leave in BetoBita? Confira a composição completa na transcrição abaixo.

Os ingredientes contam com uma breve classificação e algumas destas classificações podem conter links para textos mais completos a respeito do assunto, clique para visitá-los.

Alguns ingredientes estão riscados assim. Por favor, não interprete isso como uma supressão, estes ingredientes existem, fazem parte da formulação, são importantes para tornar o produto mais seguro e cheiroso mas não tem ação direta sobre os fios, este é o motivo do tachado. Suprimimos também os entrefixos "(and)" que indicam misturas pré-preparadas.



Ingredientes Leave in Tamarindo e Arroz - BetoBita


Leave in Tamarindo e Arroz - Resenha Betobita (Ingredientes, composição, pH, etc)

Aqua: Agua.

Cetearyl AlcoholEmoliente. É um álcool que amacia os cabelos.


Citric Acid: Regulador de pH.
Sodium Gluconate: Quelante.
Sorbitan Caprylate: Conservante.
Propanediol: Conservante.
Benzoic Acid: Conservante.

Polyquaternium-10Formador de Filme. Pode ser usado em produtos para fixação de penteados.

Stearamidopropyl Dimethylmanine Agente CondicionanteSurfactante Catiônico. Alquil-amina.

Tamarindus Indica Fruit Extract: Extrato de tamarindo.

Sorbitol: Umectante.

Butyrospermim Parkii (Shea) Butter: Manteiga de karité.

Glutamic Acid: Aminoácido. Ácido glutâmico.

SerineAminoácido. Serina.

Hydrolyzed Rice Protein: Proteína de Arroz Hidrolizada.

Parfum: Fragrância.


Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


O Leave in Tamarindo e Arroz BetoBita Feito a Mão tem uma textura cremosa e fluida, fácil de tirar do frasco.

O creme é branco e não é difícil de distribuir nos fios

O cheiro é atalcado e muito, muito discreto.


Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

Modo de Usar BetoBita Leave in Tamarindo e Arroz


Resenha Betobita Leave in Tamarindo e Arroz

As instruções no rótulo são simples e claras.

Aplicar mecha a mecha nos cabelos limpos e úmidos.

A ideia é que cada pessoa finalize como de costume.

Está buscando dicas para o seu cabelos que não envolvam comprar novos produtos? Confira aqui 10 dicas para melhorar os seus cabelos que não incluem cosméticos.

Resultado Leave in Tamarindo e Arroz Beto Bita Feito a Mão

Resultado Leave in Tamarindo e Arroz Betobita - Resenha


O Leave in Tamarindo e Arroz surge, na BetoBita, como uma alternativa para todos os tipos de cabelos, já que os demais finalizadores da marca são focados em necessidades específicas de cabelos cacheados e crespos.

Na aplicação, é possível perceber o poder desembaraçante e não é preciso exagerar na quantidade.

O produto deixou as ondas do cabelo mais alinhadas, não teve influência aparente no volume e doou muito brilho, conforme prometido pelos agentes antifrizz

A fragrância é muito discreta e não briga com o perfume que você estiver usando.


Onde encontrar produtos BetoBita Feito a Mão


Onde comprar Betobita Leave in Tamarindo e Arroz

Se você ainda não conhece, a principal forma de comercialização dos produtos Beto Bita é através de revendedoras da marca.

A BetoBita acredita que esta é uma forma de se aproximar de suas clientes e prestar consultoria a respeito dos produtos mais adequados para cada cliente.

Mas, para facilitar o acesso a toda a linha da marca você também pode comprar os produtos pelo site da  Kátia - que é distribuidora BetoBita em Salvador/BA.

Se você quiser descobrir uma revendedora perto de você, ou quiser conversar com a Kátia sobre os produtos, você pode entrar em contato com ela através do Whatsapp (71) 99994-3636.


_________

Referências

¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Johnson, D. H. (1997). Hair and hair care. Marcel Dekker. 
 HUNTSMAN. (2015). EMPIGEN ® S18 Conditioner for Beauty and Personal Care.
⁵ AQUIA. (2018). Tamariliz - Global Hair Treatment Active
⁷ ’Scibisz, M., Arct, J., & Pytkowska, K. (2008). Hydrolysed proteins in cosmetic production, part II. SÖFW-Journal Wydanie Polskie.