terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Resenha Creme de Pentear Coconut - Euroderm

Compartilhe:
Resenha Creme para Pentear Coconut Oil Euroderm - Low Poo e No Poo

Euroderm Coconut - Resenha do Creme para Pentear

Creme para Pentear Coconut - Recebido da marca Euroderm

A Bioderm - famosa no circuito de No Poo e Low Poo pelos produtos da linha Oro Argan - agora chama-se Euroderm!

A marca tem diversos produtos liberados para Low Poo e No Poo, incluindo uma nova linha todinha liberada: a linha Coconut Oil.

É justamente de um dos produtos desta linha que falaremos hoje. Quem acompanha o Instagram Stories do @cabeleiraempe viu que a Euroderm mandou uma caixinha com os produtos da linha Coconut Oil para o nosso QG (que amor, né?) e no final dos stories em que mostramos a linha abrimos uma votação: qual produto despertava maior curiosidade entre o shampoo, a máscara e o creme para pentear da linha Coconut Oil.

O Creme para Pentear foi o mais votado e esse resenha é a resposta a este resultado.

A resenha do Euroderm Coconut Creme para Pentear contará com os seguintes pontos-chave: pH, embalagem, adequação da composição as técnicas No Poo e Low Poo, quais são os ingredientes da composição e quais suas funções, como usar, resultado e onde encontrar para comprar.



pH: 4,5-5


Muitos fatores de uma fórmula cosmética têm impacto sobre a aparência dos cabelos, o pH é uma destas variáveis.¹,²

Produtos levemente ácidos (como o Creme para Pentear Coconut Euroderm) deixam os fios mais brilhantes¹ pois o pH baixinho ajuda a fazer com a que parte mais externa dos fios reflita melhor a luz,

Mas não é apenas na aparência que algumas faixas ácidas de pH oferecem vantagens. O pH do Euroderm Coconut Oil Creme para Pentear fica em uma faixa (entre 4 e 6), em que os fios têm maior resistência a úmido - ficando menos expostos a danos mecânicos.²

A incidência de frizz também diminui, pois neste intervalo de pH a distribuição eletrostática dos fios não é alterada.²


Produto liberado para No Poo e Low Poo em junho de 2019


Euroderm Coconut Oil Creme para Pentear Liberado para Low Poo, No Poo e Co wash - Resenha
Um dos primeiros shampoos sem sulfatos de fácil acesso aqui no Brasil foi formulado pela Euroderm e se tornou rapidamente um dos queridinhos entre quem faz Low Poo.

A marca teve o cuidado de formular todos os produtos da Euroderm Coconut liberados.

O Shampoo não tem surfactantes sulfatados e é liberado para Low Poo. Os demais produtos da linha, incluindo o Creme para Pentear Coconut Oil são liberados para No Poo pois não tem silicones nem oclusivos derivados de petróleo (carinhosamente conhecidos como petrolatos).


Embalagem


O Creme para Pentear Coconut Oil tem embalagem plástica grande, em formato de cilindro.

A tampa, também em plástico, rosqueável, é do tipo pull top, aquelas que você puxa para abrir.

O plástico do corpo da embalagem é bem flexível e ajuda bastante na hora de apertar o produto para fora.

O Creme de Pentear Euroderm Coconut Oil tem 470ml.



Composição Euroderm Creme para Pentear Coconut Oil


Vamos dar uma olhadinha nos ingredientes deste creme para pentear? Sim ou com certeza?

O Creme de Pentear Coconut Euroderm tem dois surfactantes catiônicos que ajuda no desembaraçamento e condicionamento dos fios. Estamos falando do Cetrimonium Chloride e da  Stearamidopropyl Dimethylamine.

O primeiro é um sal quaternário de amônia - um agente condicionante que desembaraça, amacia, facilita o pentear e diminui o frizz.⁴

Já o segundo desempenha as mesmas funções do anterior tendo vantagem sensorial, oferecendo um toque siliconado - mas não é um silicone, ok? Trata-se de uma alquil-amina - um ingrediente solúvel em água, liberado para No Poo e que não se deposita em camadas, ou seja, não há risco de sobreacúmulo de resíduos.

acumulo de resíduos
Resenha do Creme para Pentear Low Poo e No Poo da linha Coconut Oil Formula - Euroderm
Falando em sensorial, o Creme para Pentear Coconut Oil Euroderm tê mais duas substâncias que melhoram o aspecto dos fios ao toque.

Um emoliente chamado Cetearyl Alcohol que deixa os cabelos mais macios e o Polyquternium-55, um formador de filme com propriedades de proteção térmica.⁶

A formulação conta ainda com óleos vegetais, entre eles, obviamente (já que o nome da linha é Coconut Oil), óleo de coco.

O óleo de coco é rico em ácidos graxos saturados,⁷ que em tese são aqueles que o cabelo tem maior facilidade em absorver.⁸


Outros ingredientes naturais presentes na fórmula são o óleo de jojoba, óleo de semente de girassol e as proteínas do leite.

O creme de pentear conta ainda com ingredientes higroscópicos, substâncias capazes de atrair e prender a umidade.

Esse movimento de hidratação é encabeçado pela Glicerina e pelo Pantenol.


A composição do Euroderm Coconut Creme para Pentear está disponível na transcrição abaixo.

Ao lado de cada um dos ingrediente você encontra uma breve descrição (ou uma classificação) do que aquela substância faz. Em certos insumos há links para textos mais completos sobre aquela classe de ingredientes.

Se você prestar atenção, algumas partes da composição da resenha estão riscadas (dessa forma).

É importante que a gente frise que estes trechos riscados fazem parte da composição mas optamos "riscá-los dess forma por se tratarem de ingredientes que não têm ação direta sobre os fios.

Todavia, eles são muito importantes para a composição do produtos pois influenciam alguns aspectos da sua experiência com o produto (cheiro, cor, textura) e garantem a segurança da fórmula, para que possa usá-la sem medo de contaminação (como é o caso dos conservantes).



Ingredientes Creme de Pentear  Euroderm Coconut Oil


Ingredientes da Composição Coconut Oil Euroderm - Creme para Pentear  Resenha
Óleo e Leite de Coco

Cocos Nucifera (Coconut) Oil: Óleo de coco.

Whey Protein: Proteína do leite.

Tocopheryl Acetate: Precursor da vitamina E. Antioxidante.

Simmondsia Chinensis (Jojoba) Seed Oil: Óleo de jojoba.

Cetearyl Alcohol: Um álcool que amacia e condiciona os fios.  Emoliente.

Stearamidopropyl DimethylamineAgente condicionante. Alquil-amina.

Cetrimonium Chloride: O que é Cetrimonium Chloride? Clique aqui e descubra. Agente condicionanteSurfactante Catiônico. Sal quaternário de amônia.

Lactic Acid: Regulador de pH.
Aqua: Agua.

Polyquaternium-55Agente condicionante. Formador de filme.

Glycerin: Umectate.

DMDM Hydantoin: Conservante.
Phenoxyethanol: Conservante.

Helianthus Annuus Seed Oil: Óleo de semente de girassol.

Panthenol: Saiba mais sobre o Pantenol clicando aquiUmectate.

PEG-90M: Aglutinante. Estabilizante. Espessante.
Sodium Gluconate: Agente quelante.
Octadecyl Di-t-butyl-4-hydroxyhydrocinnamate: Antioxidante.

Dicaprylyl CarbonateEmoliente.

Benzyl Salicylate: Fragrância.
Parfum (Fragrance): Fragrância.
Aqua: Agua.
Coumarin: Fragrância.


Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


Por algum motivo existe uma associação dos consumidores entre texturas de produtos e seu resultado, mas não é possível determinar o resultado de um produto apenas por sua textura e já vamos te explicar o motivo deste preâmbulo.

O Creme de Pentear Coconut da Euroderm é uma emulsão branca com textura fluida - não é um creme grosso - entretanto entrega o resultado de um creme mais pesado do que se espera de uma textura fluida.

Quando mostramos o creme para pentear no stories, recebemos algumas dicas - incluindo da Rebeca Cavalcante - para não pesar a mão na hora da aplicação e que o produto tinha um bom rendimento e aparentemente uma concentração alta de óleos.

Lição aprendida: quem vê textura, não vê solução.

O cheiro é doce, e faz pensar em bolo de coco quentinho.



Modo de Usar Creme de Pentear - Resenhas Euroderm Coconut Oil


Vindo ao encontro que ouvimos à respeito da quantidade de creme de pentear a ser usada na finalização, a Euroderm indica expressamente que se use uma pequena quantidade.

O produto pode ser distribuído nos cabelos secos ou úmidos e finalizado como de costume.

O produto não precisa ser enxaguado.


Resultado Euroderm Creme para Pentear Coconut Oil - Resenha

Resultado Creme para Pentear liberado para Low Poo e No Poo Coconut Oil Formula

Na hora de aplicar a primeira vez o Creme para Pentear Coconut Oil, juntando as dicas que recebemos, já sabia como começar.

Usei uma quantidade bem pequena de creme, uma bolinha do tamanho de um grão de ervilha para o cabelo todo, e foi muito fácil desembaraçar os fios. Apenas apliquei, usei um pente de dentes largos e dei uma amassadinha: uma finalização de 3 minutinhos.

Deixei secar naturalmente e apesar de não ser um produto direcionado para cabelos ondulados, cacheados ou crespos, nota-se que as curvas naturais do cabelo ficaram bem acentuadas.

O cabelo ficou com um caimento bonito e bastante brilhante e o perfume me acompanhou durante o dia mas sem ser invasivo.



Onde encontrar Euroderm (e a linha Coconut Oil)


Onde encontrar para comprar Creme para Pentear Linha Coconut Oil da Euroderm
Os produtos da Euroderm podem ser encontrados em grande parte do país em lojas especializadas em cosméticos.

Em algumas regiões do país ainda é possível encontrar os produtos em farmácias e drogarias, você está entre essas pessoas? Conta pra gente onde você encontra os produtos da Euroderm nos comentários abaixo!

Se você tem dificuldade de encontrar Euroderm, ou prefere receber suas compras em casa, há uma série de lojas online que vendem os produtos da marca.

Já usou algum produto da Euroderm? Conta pra gente o que você achou nos comentários aqui embaixo.

Quer receber as atualizações do Cabeleira em Pé por e-mail? Preencha o campo abaixo, clique em "Quero me inscrever!" e siga as instruções da página que será aberta. Não esqueça de confirmar a inscrição clicando no link enviado para o seu endereço eletrônico (verifique também a sua caixa de spam).

________

Referências

¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Idson, Bernard. (1967). Adsorption to Skin and Hair. J. Soc. Cosmetic Chemists, 18.
⁴ Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.
⁵ HUNTSMAN. (2015). EMPIGEN ® S18 Conditioner for Beauty and Personal Care. Retrieved from http://www.huntsman.com/performance_products/Media Library/a_MC348531CFA3EA9A2E040EBCD2B6B7B06/Home_MC348531CFA8BA9A2E040EBCD2B6B7B06/Key markets_1_MC348531CFD2FA9A2E040EBCD2B6B7B06/Functional Chemicals_MC348531D02E6A9A2E040EBCD2B6B7B06/Beauty
⁶ Christian, P., Winsey, N., Whatmough, M., & Cornwell, P. A. (n.d.). The effects of water on heat-styling damage. J. Cosmet. Sci, 62, 15–27. Retrieved from https://pdfs.semanticscholar.org/9025/63aadc5c781bf5431b76c0d1d02b53f831b4.pdf
⁷ Zambiazi, R. C., Przybylski, R., Zambiazi, M. W., & Mendonça, C. B. (2007). Fatty Acid Composition of Oils and Fats. Boletim Do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, 25(1). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/8399/5848
⁸ Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.