terça-feira, 29 de junho de 2021

Bonita por Natureza Cachos | Resenha Comparativa dos Finalizadores

Resenha Bonita por Natureza Cachos - Creme para Pentear e Ativador de Cachos (para 2abc, 3abc e 4 abc)

Ou esse... ou aquele? Bonita por Natureza Cachos: Creme de Pentear e Ativadores - Qual escolher?


Creme de Pentear e Ativadores de Cachos Bonita por Natureza Cachos - Recebido da Loja Dermabox.




Você provavelmente já ouviu falar da Yenzah , mas você já conhece a Bonita por Natureza?

Essa nova família de cuidados capilares da Yenzah, tem como filosofia o desenvolvimento de produtos livres de crueldade, acessíveis e com alta qualidade.

Dermabox Cosméticos, nos enviou, gentilmente, toda a linha Bonita por Natureza Cachos, com óleo de rosa mosqueta.

A linha conta com três finalizadores diferentes, e - por isso - resolvemos trazer um formato diferente de resenha, um comparativo que sirva de parâmetro para quem está em dúvida entre produtos semelhantes, em um estilo: ou esse... ou aquele.

Falaremos, dos aspectos que mais geram curiosidade quando resenhamos produtos aqui no Cabeleira em Pé, mais especificamente: pH, se os produtos são liberados para Low Poo e No Poo, 

O comparativo será entre os três finalizadores da linha Bonita por Natureza Cachos:

  1. Creme de Pentear Bonita por Natureza Cachos
  2. Ativador de Cachos tipo 2 Bonita por Natureza Cachos
  3. Ativador de Cachos tipos 3 e 4 Bonita por Natureza Cachos

Qual será o finalizador mais adequado para o resultado que você está esperando?

Confira conosco, no comparativo entre os finalizadores Bonita por Natureza Cachos.



pH - Bonita Por Natureza Cachos


Sabe-se que o pH tem algum impacto sobre a aparências dos fios,¹,² em especial em relação ao brilho e a resistência das fibras.

Os ativadores de cachos tem pH 4,5 e o creme de pentear tem pH 4.

Todos os produtos estão em faixas levemente ácidas de pH que estimulam o brilho e ainda oferecem outros benefícios.

Uma dessas vantagens é que o pH dos três produtos está em um intervalo que não perturba a distribuição eletrostática do fio - diminuindo a incidência de frizz.²

Outro ponto positivo é que o desembaraçamento pode ser feito de forma mais segura, já que estes pHs também estão dentro de um intervalo em que os cabelos têm seu pico de resistência a úmido.


Produtos veganos e Liberados para Low Poo e No Poo em 01/2021 (Creme de Pentear) e 04/2021 (Ativadores de Cachos)


Ativador de Cachos e Creme para Pentear Vegano e Liberado para Low Poo e No Poo Bonita por Natureza Cachos

Um dos diferenciais da família Bonita por Natureza é justamente ser 100% vegana.

A Yenzah não testa nenhum produto em animais e os insumos utilizados na fabricação das linhas Bonita por Natureza nunca são de origem animal.

Falando especificamente do creme de pentear e dos ativadores de cachos, todos são liberados para No Poo e Low Poo, já que suas fórmulas são livres de petrolatos e de qualquer tipo de silicones.

Na técnica Low Poo, os shampoos tradicionais são substituídos por alternativas mais suaves (sem sulfatos e outros surfactantes agressivos) e, por isso, evitam-se também alguns oclusivos derivados de petróleo difíceis de retirar dos fios sem estes detergentes mais "agressivos".

Já na técnica No Poo, os shampoos são retirados da rotina e a limpeza é feita de outras formas (através de cremes de limpeza - por exemplo). Como essa higienização é ainda mais suave, evita-se uma gama ainda maior de substâncias. Além dos petrolatos, os silicones insolúveis em água também são "proibidos".

Link G2022.1:
Clique e baixe grátis o Guia de Produtos Liberados para Low Poo e No Poo

Embalagens Bonita por Natureza Cachos


Para combinar com essa vibe natural, as embalagens de Bonita por Natureza são inspiradas em frascos de vidro âmbar, bastante associadas com boticas e farmácias retrô.

Os frascos são feitos em plástico semitransparente âmbar e tampas pretas com abertura pull-top - que você puxa para abrir.

Os rótulos com detalhes aquarelados reforçam a identidade visual da marca.

Nas três versões, o conteúdo da embalagem é de 500ml... isso mesmo, meio litro!



Ingredientes da Composição dos Finalizadores Bonita por Natureza Cachos


Ingredientes da Composição Creme para pentear e Ativador de Cachos Bonita por Natureza Cachos

Será que existem diferenças significativas em relação aos ingredientes do creme de pentear e dos ativadores de cachos Bonita por Natureza Cachos?

Lembre-se que "lista de ingredientes" não é sinônimo de "fórmula" e, por isso, mesmo se as composições forem idênticas, as concentrações e processos de fabricação podem ser bastante diferentes nos produtos.

Um bolo, um pão e uma panqueca podem levar os mesmos ingredientes, as proporções e "modo de fazer"  é que determinam o resultado final.

Ou esse... ou aquele...? O que os finalizadores Bonita por Natureza Cachos têm de semelhanças e diferenças na lista de ingredientes?


Ao compararmos as 3 versões lançadas na linha Bonita por Natureza Cachos para finalização dos cabelos, conseguimos identificar alguns pontos em comum, em especial nas fórmulas dos ativadores de cachos.

Em termos de desembaraçamento, os três produtos contam com sais quaternários de amônia como principal classe de ingredientes condicionantes.

Os três produtos têm Behentrimonium Methosulfate e ambos os ativadores têm Cetrimonium Chloride.


Bonita por Natureza Cachos - Resenha comparatativa de finalizadores liberados para Low Poo e No Poo

O creme de pentear tem ainda outros dois agentes condicionantes: o Behentrimonium Chloride e o (se segura pro nome gigante) Bis-(isostearoyl/oleoyl Isopropyl) Dimonium Methosulfate.

Estes 4 ingredientes ajudam a diminuir o frizz, melhorar a penteabilidade dos cabelos úmidos e secos, além de deixarem os fios mais brilhantes.

Em termos de emolientes, todos os finalizadores contam com os mesmos dois álcoois graxos para amaciar os cabelos e deixá-los com toque mais escorregadio: o Cetearyl Alcohol e o Cetyl Palmitate.

Já quando falamos de extratos vegetais, todos os finalizadores Bonita por Natureza Cachos têm extrato de rosa mosqueta e colágeno vegetal.


Colágeno vegetal é o nome comercial dado ao extrato da goma da acácia, rica em glicoproteínas substantivas aos fio.³

Isso quer dizer que ela pode se "ligar" ao fio e formar um filme bastante flexível que oferece um pouco mais de definição na finalização.³

Se você é do time que curte uma fórmula com óleos vegetais, todos os três têm este tipo de ingrediente na formulação.

O creme de pentear tem óleo de coco e manteiga de karité. Já os ativadores de cachos, têm óleo de semente de algodão.


Duas últimas diferenças aparecem quando olhamos para a classe de formadores de filme, aquelas substâncias que recobrem os fios com um filme fino e respirável, ajudando a dar mais alinhamento e forma para os cabelos.

Na fórmula do creme de pentear temos o Polyquaternium-55 e na composição do Ativador de Cachos para cabelos do tipo 3 e 4 encontramos o Acrylates Copolymer (esse último bastante encontrado em fórmulas que prometem fixação de penteado.

Se você quer ver a composição completa dos três produtos, confira abaixo a transcrição completa.



Ingredientes da composição do Creme de Pentear, Ativador de Cachos para tipo 2 e Ativador de Cachos para tipo 3 Bonita por Natureza Cachos


Composição Creme De Pentear Cachos - Bonita Por Natureza (No Poo): Aqua, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate, Cetrimonium Chloride, Cocos Nucifera Oil, Butyrospermum Parkii Butter, Parfum, Linalool, Benzyl Salicylate, Polyquaternium-55, Bis-(isostearoyl/oleoyl Isopropyl) Dimonium Methosulfate, Cetyl Palmitate, Dmdm Hydantoin, Disodium Edta, Bht, Citric Acid, Acacia Senegal Gum Extract, Rosa Canina Flower Extract.

Composição Ativador De Cachos Tipo 2 - Bonita Por Natureza - Bonita Por Natureza (No Poo): Aqua, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate ,Cetrimonium Chloride, Gossypium Herbaceum Seed Oil,  Cetyl Palmitate, Hydroxyethyl Urea, Parfum, Linalool, Benzyl Salicylate, Dmdm Hydantoin, Peg-90m, Rosa Canina Flower Extract, Disodium Edta, Bht, Citric Acid, Acacia Senegal Gum Extract.

Composição Ativador De Cachos Tipos 3 E 4 - Bonita Por Natureza (No Poo): Aqua, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate, Cetrimonium Chloride, Gossypium Herbaceum Seed Oil, Hydroxyethyl Urea, Cetyl Palmitate, Parfum, Linalool, Benzyl Salicylate, Peg-90m, Dmdm Hydantoin, Acrylates Copolymer, Rosa Canina Flower Extract, Disodium Edta, Bht, Citric Acid, Acacia Senegal Gum Extract.

RCCC3:
Banner Ressecamento

Textura, Cor e Cheiro


Os três finalizadores são emulsões brancas, e os dois ativadores de cachos parecem ter uma cor mais intensa que o creme de pentear.

Os ativadores de cachos também têm uma textura levemente mais densa do que o creme de pentear.

Nenhum dos produtos deixa sensorial gorduroso, pelo contrário, a aplicação é bastante confortável para quem prefere finalizadores menos oleosos.

O cheiro é doce e floral, intenso e presente mesmo depois de seco. Todos os produtos da linha Bonita por Natureza Cachos (incluindo shampoo e condicionador super concentrado) têm o mesmo perfume.



Modo de usar Creme de Pentear e Ativador de Cachos Bonita por Natureza


O creme de pentear é apresentado pela marca como uma alternativa para desembaraçar e deixar os fios livres de nós.

A indicação é usar no cabelo úmido e desembaraçar com os dedos ou com ajuda de um pente.

Os ativadores de cacho, por sua vez, não trazem muitas informações sobre aplicação, apenas a indicação de usar nos fios úmidos e finalizar da forma que preferir.

Os ativadores podem ser usados sozinhos ou após o uso do creme de pentear.


Diferenças no Resultado dos finalizadores Bonita por Natureza Cachos


Resultado Bonita por Natureza Cachos (Creme para Pentear e Ativadores para cabelos ondulados, cacheados e crespos

O resultado dos três produtos pode ser observado nas fotos acima.

O Creme de Pentear Bonita por Natureza Cachos deixa os fios bastante alinhados e com um sensorial "desmaiado" depois de seco.

Já o Ativador de Cachos para tipo 2 (talvez por ser uma fórmula um pouquinho mais leve) definiu as curvas dos cabelos sem deixá-los pesados.

Por último, a versão para cabelos 3 e 4 (cacheados e crespos) do Ativador de Cachos Bonita por Natureza, acentuou as curvas e reduziu o volume.

Os três deixam os fios bastante perfumados, brilhantes e com um toque sedoso muito agradável.


Onde Encontrar para comprar Bonita por Natureza Cachos?


Onde encontrar para Comprar produtos da linha Bonita por Natureza Cachos

A linha vegana de cuidados capilares Bonita por Natureza Cachos é vendida em comércios especializados em produtos capilares.

Na Dermabox você encontra todos os produtos da linha, incluindo o shampoo que é liberado para Low Poo e o condicionador super-concentrado liberado para No Poo e Low Poo.

Lá no site da Derma, produtos veganos são sinalizados com um "selinho" verde que ajuda você a identificar produtos alinhados com os seus valores.

Além disso, a loja conta com produtos liberados de mais de 40 marcas, para cuidar dos cabelos e da pele de forma mais suave.

Quer saber mais sobre os produtos Bonita por Natureza, use os links abaixo e descubra tudinho lá na Dermabox.


__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Aquia. (n.d.). Cachos - Guia cosmético de cuidados para cabelos cacheados e crespos. Retrieved March 14, 2018, from https://www.yumpu.com/pt/document/view/56231231/cacheados-plantcol/19