sábado, 16 de outubro de 2021

Mari Morena | Gel de Linhaça | Resenha

Resenha Gel de Linhaça Mari Morena (Leave in vegano)

Resenha do Leave in Gel de Linhaça Mari Morena - Finalizador

Resenha Gel de Linhaça (Leave in) - Mari Morena - Recebido da Loja Dermabox.



Hoje é um dia especial, isso porque vamos falar de uma marca indie criada por uma lowpoozeira raiz: Mari Morena.

Em meados de 2016, a produtora de conteúdo transformou o próprio nome em uma marca sinônimo de liberadosMari Morena passava a estampar rótulos de um higienizador liberado.

A marca começou com um co wash e, aos poucos, foi crescendo.

A Mari Morena tem, hoje, 5 produtos e essa resenha aqui é do seu lançamento mais recente: o Gel de Linhaça - um leave in inspirado em receitas caseiras naturais.

Dermabox Cosméticos é nossa parceira há muitos anos e uma das poucas revendas autorizadas dos produtos Mari Morena no Brasil.

Foi através da Derma que conhecemos o Gel de Linhaça, já que recebemos esse leave in em uma das caixinhas mais recentes da loja.

Na resenha do Gel de Linhaça, vamos falar de: pH, embalagem, se o leave in é liberado para No Poo e Low Poo, se a fórmula é vegana, quais são os ingredientes da composição, o modo de usar sugerido pela marca, foto e descrição do resultado e onde encontrar para comprar.

Vamos descobrir o que Mari Morena aprontou nesse finalizador? Vem com a gente, então, conferir todos os detalhes do Gel de Linhaça na resenha de hoje.




pH: 5-6


pH de produtos capilares tem influência sobre a aparência dos fios.¹,²

O Gel de Linhaça Mari Morena tem um pH levemente ácido, que ajuda a alinhar as escamas que formam a parte externa dos fios, deixando a superfície da cutícula mais plana. Isso faz com que o cabelo reflita melhor a luz, dando a impressão de um cabelo mais brilhante.¹

A faixa de pH na qual este leave in da Mari Morena se encontra, também ajuda a diminuir a chance de frizz, já que não altera a distribuição eletrostática dos fios.²

O pH também está em uma faixa ótima de segurança quando levamos em conta a função do leave in, um intervalo no qual o cabelo está menos frágil quando molhado, diminuindo a quebra durante a finalização.²


Produto Vegano, liberado para No Poo e Low Poo em abril de 2021


Gel de Linhaça Mari Morena - Leave in liberado para Low Poo, No Poo e Vegano

Não poderia ser diferente. Quando sua marca tem o seu nome, ela precisa estar completamente alinhada com seus valores.

A marca Mari Morena nasce, desde o primeiro produto com uma identidade muito clara: vegana e liberada.

Não existe espaço na Mari Morena para ingredientes de origem animal e muito menos qualquer forma de crueldade animal no seu processo de fabricação.

Como uma voz ativa, durante muitos anos, na comunidade Low Poo e No Poo, os produtos Mari Morena são, também, livres de sulfates, petrolatos e silicones: 100% liberados para Low Poo e No Poo.

Link Afiliado LCCMITOS:

Embalagem


O Mari Morena Gel de Linhaça é embalado em um frasco em formato de bisnaga feito em material flexível.

A tampa, que também funciona como base, é feita em plástico duro e abertura do tipo flip-top.

O fato da tampa ficar na parte de baixo do produto ajuda a usá-lo com menos trabalho e desperdício, já que a gravidade ajuda a manter o leave in pronto para sair da embalagem.

As embalagens dos produtos Mari Morena têm selo EuReciclo, certificado que garante a retirada de embalagens plásticas do meio ambiente - por lógica reversa - para compensar as embalagens plásticas que a marca produz, diminuindo seu impacto no meio ambiente.

O Gel de Linhaça Mari Morena é vendido em embalagens de 200ml.



Composição Mari Morena Gel de Linhaça - Resenha do Leave in com linhaça, Aveia e Cupuaçu


Ingredientes da composição do Gel de Linhaça Mari Morena

Todas as vezes que escrevemos uma resenha, nos esforçamos para trazer informações completinhas sobre a composição do produto. Não será diferente coma resenha do Gel de Linhaça Mari Morena.

A fórmula deste leave in conta com frente reforçada de hidratação, com quatro substâncias higroscópicas: Glycerin, Panthenol, Propylene Glycol e extrato de babosa.

Estas substâncias são responsável por atrair e "prender" umidade, trazendo o que chamamos de "hidratação" para os fios.

Para ajudar a definir a finalização e facilitar a formação de fitas, o Gel de linhaça conta com dois formadores de filme: o Vp/dmapa Acrylates Copolymer e a goma xantana.


O Gel de Linhaça está recheado de extratos e óleos vegetais, incluindo extratos de linhaça, aveia, chá verde e cupuaçu.

Além destes extratos, o leave in Mari Morena conta também com óleo de linhaça,⁴ um óleo vegetal rico em ácidos graxos poli-insaturados.

Mas Cabelê, o que isso significa?

Isso quer dizer que o óleo de linhaça é ideal para produtos de finalização, depositando-se sobre a superfície dos fios,⁷ formando um filme fininho que protege e ajuda a manter os cabelos hidratados e brilhantes.


Abaixo você encontra a transcrição de todos os ingredientes do Gel de Linhaça Mari Morena.

Costumamos classificar cada um dos ingredientes, assim você pode saber o que cada substância faz quando aplicada no seu cabelo.

Algumas destas classificações têm links onde se explica melhor o conjunto de ações e benefícios de determinados ingredientes.

Outros insumos ficam riscados (assim) apenas por serem ingredientes cuja ação não é percebida na aparência dos fios, Mas não se engane, estas substâncias são importantes para a experiência e segurança do produto -  como fragrâncias e conservantes.



Ingredientes Leave in Mari Morena Gel de Linhaça (Resenha)


Aqua: Agua.

GlycerinUmectante. Ingredientes que atrai e prende umidade.

Xanthan Gum: Goma xantana. Formador de filme.


Linum Usitatissimum Extract: Extrato de linhaça. 

Aloe Barbadensis Leaf Extract: Extrato de babosa.

Avena Sativa Kernel Extract: Extrato de aveia.

Camellia Sinensis Leaf Extract: Extrato de chá verde.

Linum Usitatissimum Seed Oil: Óleo de linhaça.

Theobroma Grandiflorum Fruit Extract: Extrato de cupuaçu. 

Vp/dmapa Acrylates CopolymerFormador de filme.

Phenoxyethanol: Conservante. 
Methylisothiazolinone: Conservante. 

Propylene GlycolUmectante.

Dissodium EDTA: Agente Quelante. 



Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


Textura influencia o Resultado do Gel de Linhaça Leave in - Mari Morena

A escolha da palavra "gel" para descrever o leave in Mari Morena é uma opção interessante.

Apesar da nossa primeira referência de gel ser, normalmente, aquele gel azul bem aquoso e firme, o Gel de Linhaça Mari Morena tem uma textura mais viscosa e cor levemente esbranquiçada.

O produto não é difícil de retirar do frasco e ao espalhar nas mãos, por conta da viscosidade, forma aquele efeito teia, famoso nas redes sociais.

Na aplicação, ele é fácil de distribuir nos fios e o rendimento é bom, não sendo necessário usar grandes quantidades.

Em relação ao perfume, o Gel de linhaça tem um cheiro adocicado e levemente floral, que lembra calêndula.


Modo de uso Gel de Linhaça da Mari Morena - Resenha


As instruções do rótulo são claras, e começam indicando o uso sobre em quantidade pequena.

O produto deve ser aplicado nos fios limpos e desembaraçados, seguindo a rotina de finalização que você normalmente faz.

A marca ainda dá uma dica: o Gel de Linhaça pode ser usado sozinho ou logo após a aplicação do creme para pentear.

Para definir mais a curvatura, aperte as mechas de baixo para cima com as palmas das mãos.


Resultado Gel de Linhaça Mari Morena



O Gel de Linhaça Mari Morena foi um produto que não demandou uma infinidade de testes.

Foi bastante fácil entender a quantidade e a própria textura do produto já dá pistas de como ele deve ser aplicado e que tipo de resultado oferece.

No Reels acima é possível perceber o quanto o Gel de Linhaça acentua a definição da curvatura, sem deixar os fios pesados.

Além disso é evidente o quanto os fios ficam brilhantes, em especial sob luz direta.

O cheirinho já é discreto durante a aplicação e, depois de seco, é praticamente imperceptível.



Onde encontrar: Onde posso comprar produtos Mari Morena


Onde encontrar para comprar Gel de Linhaça Mari Morena

A Mari Morena (pessoa, kkkk) tem uma relação muito bacana com a Dermabox - muito antes do surgimento da Mari Morena (marca).

Talvez por isso, e pelo potencial que a Derma sempre enxerga em marcas brasileiras e independentes, todos os produtos da Mari Morena, fazem parte do portfólio da Dermabox Cosméticos, até mesmo os lançamentos, como o Gel de Linhaça.

A Mari Morena tem dois higienizadores adequados para co wash (uma versão hidratante e outra detox), duas máscaras (a primeira de hidratação profunda e a segunda, selante) e o Gel de Linhaça da resenha de hoje.

Se você pudesse escolher um próximo produto para fazer parte da coleção de produtos Mari Morena, qual seria?


__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁴  Zambiazi, R. C., Przybylski, R., Zambiazi, M. W., & Mendonça, C. B. (2007). Fatty Acid Composition of Oils and Fats. Boletim Do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, 25(1). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/8399/5848
⁵ Gutiérrez, L. F., Rosada, L. M., & Jiménez, Á. (2011). Chemical composition of Sacha Inchi (Plukenetia volubilis L.) seeds and characteristics of their lipid fraction. Grasas y Aceites, 62(1), 76–83. https://doi.org/10.3989/gya044510
⁶ Speer, K., & Kölling-Speer, I. (2006). The lipid fraction of the coffee bean. In Braz. J. Plant Physiol (Vol. 18, Issue 1).
⁷ Davis-Sivasothy, Audrey. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.