terça-feira, 19 de julho de 2022

Resenha | Antiencolhimento | Abela

Resenha Antiencolhimento Leave in Abela

Abela Antiencolhimento Resenha do Leave in

Resenha Acid Acidificante - Abela Cosmetics - Recebida da Loja Dermabox.


Quando surge novidade da Abela Cosmetics sempre recebemos pedidos de resenha.

Não foi diferente quando a Dermabox Cosméticos nos mandou o finalizador Anti Encolhimento da marca. A gente mostrou o produto nos stories e todo mundo quis saber mais sobre ele.

Testamos, retestamos e, hoje, a gente trouxe em detalhes a resenha do Anti Encolhimento Abela, o leave in que promete finalizar diminuindo o fator-encolhimento dos cabelos cacheados e crespos.

Falaremos do pH, se o Antiencolhimento é vegano, se é liberado para No Poo e Low Poo, detalhes sobre a embalagem, listagem e uma explicação detalhada de todos os ingredientes da composição do produto, bem como o modo de usar + fotos do resultado e onde encontrar para comprar.

A curiosidade já bateu? Então confira conosco a resenha do Abela Antiencolhimento, na postagem que escrevemos hoje, aqui no blog.




pH: 4


Abela Antiencolhimento Leave in - Resenha completa (Low Poo e No Poo) - Produto vegano

A Abela é perfeita no suporte que presta para a gente. Sempre que estamos escrevendo uma resenha a gente pergunta o pH dos produtos e eles informam direitinho.

Como sempre, a resposta veio rapidinho: o pH do Finalizador Antiencolhimento Abela é 4.

Produtos com pH nesta faixa deixam os fios bastante brilhantes,¹ porque induzem a superfície dos fios a ficar mais plana o que melhora a reflexão da luz.

Outra vantagem é que, em ambientes desta faixa de pH, os cabelos têm seu máximo de força a úmido, ou seja, há menor risco de arrebentar a fibra capilar ao desembaraçar os cabelos nesta faixa de pH.²

O Antiencolhimento Abela ainda tem outra vantagem, por conta desse pH entre 4 e 6: a distribuição de carga eletrostática do fio se mantém sem alterações nesse ambiente² (o que é bom, pois diminui a chance de frizz).


A Abela sempre foi, desde o seu primeiro lançamento, uma marca vegana. A produção de produtos sem ingredientes derivados de animais e sem testes em animais faz parte dos valores da marca, desde sempre.

A Abela também trabalha com a 1% for the Planet, uma iniciativa que destina fundos para organizações que trabalham em prol do meio ambiente.

O Leave in Antiencolhimento Abela não possui 'petrolatos' nem silicones em sua formulação. Com isso, o produto se torna liberado, tanto para Low Poo quanto para No Poo.

Recapitulando, Low Poo é uma técnica de cuidados com os cabelos onde se evita o uso de shampoos tradicionais (que contém detergentes sulfatados), substituindo a higienização por shampoos mais suiaves com tensoativos gentis. Também são evitados outros ingredientes, como os oclusivos derivados de petróleo (os famosos petrolatos).

Já na técnica No Poo, o cabelo deixa de ser lavado com shampoo e adotam-se outras formas de higienização. Aqui, evita-se o uso de shampoos em geral, e produtos com "petrolatos" e silicones insolúveis em água também são 'proibidos'.

Link G2022.2:
Clique e baixe grátis o Guia de Produtos Liberados para Low Poo e No Poo

Embalagem


A Abela mudou várias embalagens no último ano e o novo Finalizador Antiencolhimento tem um formato bem diferente.

O corpo lembra o de um pote de máscara, cilíndrico, largo e baixinho, produzido em plástico amarelo.

O dispenser, entretanto, é uma válvula pump em plástico roxo.

Girando no sentido anti-horário você trava o pump e no sentido horário você libera a válvula.

A embalagem do Antiencolhimento tem 350ml.



Composição Abela Antiencolhimento - Ingredientes do finalizador da Abela


Ingredientes da composição do Antiencolhimento Finalizador Abela

Como será que a Abela formulou um finalizador que promete diminuir o fator encolhimento?

Desconfiamos que um destes pontos pode ser a a partir do sistema de condicionamento.

No Abela Antiencolhimento encontramos três agentes condicionantes (Cetrimonium Chloride, Stearamidopropyl Dimethylamine e Behentrimonium Methosulfate.

Esse tipo de susbtância ajuda a desembaraçar e dar aquele aspecto desmaiado que muitas pessoas gostam.

Esse supercondicionamento pode ser uma das vias de obter um efeito antiencolhimento.

O amido de tapioca (também presente nessa fórmula) pode ser um reforço condicionante (polimérico) natural.


Leave in Antiencolhimento - Finalizador Abela - Vegano e Liberado para Low Poo, No Poo e Co wash

A fórmula do Antiencolhimento parece apostar também no aumento da carga hídrica dos fios para atrasar o encolhimento, apostando no efeito "esticado" que os fios têm quando saturados de água.

A presença de ingredientes hidratantes como a glicerina, o pantenol e o extrato de babosa pode estar a serviço dessa tarefa de atrair e prender umidade junto aos fios.

Com o mesmo objetivo, mas em uma lógica diferente, os óleos de prímula³ e linhaça⁴ (ricos em ácidos graxos poli-instaturados) podem ser usados como coadjuvantes de hidratação.

Isso porque sua estrutura ajuda a formar filmes sobre os cabelos que atrasam a evaporação da água contida no interior das fibras capilares, diminuindo o coeficiente de difusão de vapor de água.⁵



Ainda pensando a respeito da característica de combate ao encolhimento do Leave in Abela Antiencolhimento, a composição também conta com a proteína hidrolisada de trigo.

Essa substância age de forma semelhante em relação à manutenção da umidade, penetrando nos fios e controlando a perda de água durante a secagem.⁶ 

Para deixar os fios mais macios e sedosos ao toque, o finalizador também tem emolientes como o Cetyl Alcohol, o Cetearyl Alcohol, o Caprylic /Capric Triglyceride e o óleo de coco, que também é um ingrediente de nutrição, na lógica do cronograma capilar.


Vamos terminar essa revisão dos ingredientes do Antiencolhimento Abela falando da Acacia Senegal Gum Extract, conhecida como colágeno vegetal.

As vantagens desse insumo vêm da sua estrutura, rica em glicoproteínas que são substantivas aos cabelos.

Quando falamos em "substantivo" estamos falando daquilo que consegue ficar "grudadinho" nos fios de cabelo por conta da sua carga elétrica.

Nesses casos, as cargas do cabelo e do ingrediente se complementam, forma-se um filme flexível sobre os fios, que pode ajudar na definição da curvatura.⁷

Mas, o colágeno vegetal não oferece só esse filme externo. A Acácia Senegal Gum também é rica em aminoácidos que são absorvidos pelo fio.⁸


Abaixo, a gente vai listar todos os ingredientes do Antiencolhimento Abela. Cada ingrediente tem uma classificação curta e, em certos casos, é possível clicar nos links para visitar textos nos quais falamos de forma mais aprofundada a respeito daquele ingrediente específico.

Você pode perceber que alguns ingredientes estão riscados (desse jeito). Estes ingredientes, dos quais não falamos acima, fazem parte da composição, mas não têm ação direta sobre a aparência dos fios, por isso ganham menos destaque.

Mas não se pode negligenciá-los, estes insumos são importantíssimos para a experiência final (pois alteram a textura e cheiro do produto) ou afetam positivamente a segurança do produto (no caso dos agentes conservantes).


Ingredientes Antiencolhimento Leave in - Abela Cosmetics


Aqua: água.

Cetyl AlcoholEmoliente.

Stearamidopropyl Dimethylamine: Agente condicionanteSurfactante Catiônico.

Cetearyl AlcoholEmoliente.


Cocos Nucifera (Coconut) Oil: Óleo de coco.

Parfum: Fragrância.

Aloe Barbadensis Leaf Extract: Extrato de babosa. Umectante.

GlycerinUmectante.

Phenoxyethanol: Conservante.

Linum Usitatissimum Seed Oil: Óleo de linhaça.

Hydrolyzed Wheat Protein: proteína hidrolisada de trigo.

Acacia Senegal GumO que é Colágeno Vegetal? Clique aqui e descubra. Goma da árvore acácia. Por ser parecida com o colágeno é comercializada como colágeno vegetal.

Lactic Acid: modificador de pH.
Citric Acid: modificador de pH.


Caprylic /Capric TriglycerideEmoliente.

Tapioca Starch: Amido de tapioca.

Oenothera Biennis Oil: Óleo de prímula

Disodium Edta: Quelante.
Amyl Cinnamal: Fragrância.
Benzyl Benzoate: Fragrância.
Hexyl Cinnamal: Fragrância.
Limonene: Fragrância.


Aparência geral (Textura, cor e cheiro)


Antiencolhimento Leave in Abela - Resenha finalizador vegano - Low Poo e No Poo

O Antiencolhimento é um leave in em creme de cor branca, bem fácil de espalhar nos cabelos.

A emulsão é leve e cremosa e sai do pump facilidade, em formato de "cobrinha".

O cheiro do Antiencolhimento é doce e lembra banana.

Nosso perfil no Instagram está cheio de dicas imperdíveis. Segue a gente! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui!

Modo de uso Abela - Anriencolhimento


A sugestão de uso feita pela Abela é bem simples.

Basta aplicar o Antiencolhimento no cabelo molhado e finalizar.

O importante aqui é lembrar que o efeito antiecolhimento pode ser diminuído ou aumentado conforme a técnica de finalização escolhida.

Evite finalizações que estimulam o escolhimento (como dedoliss e fitagem estruturada, por exemplo) e privilegie técnicas que estimulam a secagem mais aberta dos cachos (como o rake and shake e a fitagem esticadinha).

Está buscando dicas para o seu cabelos que não envolvam comprar novos produtos? Confira aqui 10 dicas para melhorar os seus cabelos que não incluem cosméticos.

Resultado Antiencolhimento - Abela Cosmetics



Nesta foto, a gente lavou os cabelos com o shampoo esfoliante da linha Love Vegan Café e tratou os cabelos com a máscara da mesma linha

Finalizou-se, então, os cabelos com o Antiencolhimento.

A técnica de finalização consistiu na fitagem com pente jacaré e balançar um pouco a cabeça no final para que as fitas não ficassem estaqueadas para baixo.

Os cabelos foram secos ao natural, sem fonte de vento ou calor.

Na foto do resultado, é possível observar que a ondulação ficou mais aberta, em especial onde os fios estão mais compridos (como a área da nuca).

O brilho é outro ponto de destaque.

O perfume é discreto e depois de seco é bem suave.



Onde encontrar o Antiencolhimento e outros produtos da Abela Cosmetics


Onde encontrar para Comprar Produtos Abela - Antiencolhimento

Os produtos da Abela são objeto de desejo de várias cacheadas, crespas e onduladas.

Entretanto, algumas pessoas têm dificuldade de encontrar pontos de venda da Abela.

Você sabe onde pode encontrar TODOS os produtos da marca?

Lá na Dermabox Cosméticos! A sua loja favorita de liberados e produtos para destacar a sua beleza natural. 

Na maioria dos casos, você pode escolher os seus produtos favoritos da Abela e recebê-los pelos Correios, na porta de casa.

O portfólio da Abela na Derma conta com shampoos, co washes, condicionadores, máscaras e produtos para finalização e revitalização - incluindo os produtos da linha Love Vegan Café e o Antiencolhimento usados no resultado que mostramos hoje, aqui na resenha.

Quer montar uma rotina de cuidados liberada com produtos da Abela? Confere lá na Derma todas as opções que a marca oferece para você.

__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, Andréia Munck de Almeida, Patricia Makino Rezende Cecato, Andre Ricardo Adriano, and Janine Pichler. (2014). The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? Int J Trichology. 2014 Jul-Sep; 6(3): 95–99
⁴ Aquia. (2019). Cabelos Brilhantes, fortes e resistentes.
⁵ Aquia. (n.d.). Cachos - Guia cosmético de cuidados para cabelos cacheados e crespos.